01_BLUE-01 copy_menor.png

a luz é o coração do nosso trabalho. 

o termo L I R Í A D E nasceu para ser título de um blog, criado em 2004, aos 18, quando só escrevia e a fotografia era um embrião.

liríade pra luz, 

o blog era inteiramente de textos, mas seu propósito era o mesmo. colecionar e ordenar palavras — e agora, imagens — que são uma oferenda à luz.

[ liríade, essa palavra inventada na mente, era então a soma, ou cruzamento, de 'miríade' e 'lírios' : uma oferenda. na imaginação, mil lírios pra luz. ]

depois, encontramos essa palavra como algo relacionado a liriades, em francês, chuvas de meteoros. parece bem.

e também, em japonês - リリーアデ ( ri ri - a de ) - a sonoridade e raiz mais parecidas são com o lírio, riri- , assim que tudo é bem vindo. a remissão a lira e lirismo também.

para captar a luz, acreditamos que ela precisa ser a luz presente.

a luz do lugar, a luz entre as pessoas. a luz que emana de dentro delas e a que elas trocam. em dias de brilho.

a luz também que a natureza, as plantas e os objetos dispostos por perto, nos oferecem para compor as cenas.

luz suave e também algumas vezes forte. luz da noite, da dança, colorida.

sempre a luz que nos é dada olhar, sem interferir.

acreditamos que várias situações já têm em si, pela força dos elementos reunidos ali - os afetos, as pessoas, as comidas, as coisas escolhidas para estar - o natural, o que é muito mais que o suficiente para compor fotografias.

à fotografia só cabe estar lá, atentar, organizar isso em um quadro.

isso, nosso trabalho, vale para casórios, cenas de música, de restaurantes, festas de criança, roteiros de viagem, sets de cinema, retratos, tudo,

L I R Í A D E , a nossa equipe, está lá para guardar _ em pixels, em grãos, em cores, em desenho da luz, em foto e filme _ o que existe.

( e às vezes parece morar nas entrelinhas dos cenários )

fazemos e amamos fazer também especialmente vídeos - sempre editados por nós, unindo materiais - com essa mesma maneira e crença, sem aparatos maiores.

pois os filmes são a fotografia em movimento. guardam o tempo natural dos gestos, o despontar de algo imprevisto, gravado dentro da cena, enquanto roda. e ainda com a chance de serem acrescidos de som. audiovisual.

estamos em Tokyo e São Paulo e onde do mundo nos chamarem.

L I R Í A D E ✧ リリーアデ tem o sol de sagitário, é amiga do movimento, e se nutre de uma rotina serena em todas as partes onde esteja, para trabalhar com firmeza e alegria.

obrigada por nos dar a ver suas cenas. queremos presenciar.

texto escrito em pleno vôo, entre são paulo e doha, caminho de Tokyo,
rumo à primavera das cerejeiras, 2018.

L I R Í A D E ✧ リリーアデ ✦ por ilana lichtenstein

Write here…